Setembro Amarelo: uma campanha necessária

Inspirações para os “marketeiros” de plantão
setembro 2, 2019
Exibir tudo

Setembro Amarelo: uma campanha necessária

Se você não estava acampando no meio do mato isolado da civilização com certeza se pegou perguntando por que a internet está tomada por mensagens sobre prevenção ao suicídio e o que significa alguns prédios públicos estarem iluminados de amarelo.

No Brasil, é muito comum ver campanhas durante algum mês específico alertando sobre alguma doença, prevenção e conscientização como por exemplo Maio Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, Dezembro Vermelho entre outros.

Mas o que vem chamado a atenção dos brasileiros é o Setembro Amarelo. Uma campanha não muito recente que tomou conta dos internautas e vem fazendo um barulho grande por uma causa muito nobre.

Como surgiu?

A campanha originalmente nomeada ‘’Yellow Ribbon’’, Fita amarela em português, teve início após uma fatalidade ocorrida em 1994, quando um jovem chamado Mike Emme, conhecido pelo seu espírito caridoso e seus conhecimentos em mecânica automotiva tirou a própria vida. Mike restaurou e pintou de amarelo um Mustang 68, pelo qual ele tinha uma imensa paixão. Ele era um jovem como qualquer outro e não apresentava sinais de depressão. No velório de Mike, seus pais Dale e Darlenne Emme se juntaram com os amigos de Mike e escreveram cartões com mensagens de apoio dizendo ‘’Se você precisar, peça ajuda’’ com fitas amarelas, cor inspirada pelo Mustang de Mike. Desde então a campanha vem sendo repetida religiosamente nos E.U.A.

Em 2003 a Organização Mundial da Saúde (OMS) oficializou a campanha instituindo o dia 10 de Setembro como o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio acompanhado pela com amarela em homenagem à Mike Emme. No Brasil, O chamado Setembro Amarelo tomou proporções maiores em 2019 em relação aos anos anteriores desde 2015, quando o Centro de Valorização da Vida (CVV), junto ao  Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) deram start na iniciativa trazendo o conceito da campanha ‘’Yellow Ribbon’’ para nossa realidade. ‘Setembro Amarelo’ chegou a ser várias vezes ao topo dos assuntos mais comentados no twitter entrando também nos tranding topics mundiais. No Google Trands o termo ‘Setembro Amarelo’ também entrou no top 10 de assuntos mais pesquisados. A versão brasileira de Yellow Ribbon teve tanta repercussão que o mundo inteiro começou a se manifestar em prol da luta pela valorização da vida.

A resposta sobre a popularização da campanha é a necessidade de falar sobre suicídio!

Os índices são preocupantes:

  • Cerca de 17% dos brasileiros já pensou seriamente em suicídio. 4,8% deles já elaboraram um plano para isso.
  • Aproximadamente 60% das pessoas que morrem por suicídio não buscam ajuda.
  • A cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do mundo.
  • Essa é a segunda causa de morte em jovens entre 15 e 29 anos, responsável por 50% das mortes violentas entre homens e por 71% entre mulheres.
  • Temos de 11 mil a 12 mil mortes por suicídio por ano – os números estão piorando sequencialmente.
  • aproximadamente 75% dos casos de suicídio ocorrem em países de renda baixa ou média que nem sempre dispõem de sistemas de saúde acessíveis a toda população.
  • Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos.

Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS)

Muitos ainda são os tabus. Os estigmas em torno de transtornos mentais ainda são grandes e há muito preconceito ou diminuição da importância de falar sobre isso bem como a vergonha que as pessoas ainda tem de procurar ajuda médica.

O Brasil anda na via contrária na luta da prevenção ao suicídio e isso precisa ser mudado! Tirar esta temática do obscurantismo é uma obrigação de todos.

Se você está passando por um período difícil conte aos seus amigos e familiares. Você não está sozinhx!

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

Disque 188, ou acesse pelo link: https://www.cvv.org.br/

Ikaro Breny
Ikaro Breny
Designer e Produtor de Conteúdo na Latitude19 Marketing Digital. Mineiro, 20 anos, iIustrador em construção, apaixonado por arte, tecnologia, cultura pop, música e aviação. Escrevo sobre temas diversos relacionados ao marketing digital e lifestyle com uma pitada de opinião e humor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *