Quem é esse tal de Branding?

Marketing de Conteúdo: Como aumentar as vendas com a produção de conteúdo?
agosto 7, 2019
A Publicidade de rua morreu?
agosto 16, 2019
Exibir tudo

Quem é esse tal de Branding?

Bran o que?! 

Muito se ouve falar sobre identidade visual, logo, cores e blá blá blá. Mas você sabe na prática o que significa e qual a importância de ter uma identidade visual sólida? 

Se você é novo nesse universo do marketing deixa eu te explicar primeiro o que é branding e como funciona esse conceito. Esse tal de branding é derivado da palavra brand que significa marca, em inglês. Aqui no Brasil pode ser identificado comumente como Identidade Visual. Consiste em uma definição para o conjunto de atividades que se destinam exclusivamente a gestão de uma marca. Ou seja, basicamente tudo que envolve a personalidade de uma empresa. O trabalho da construção de um branding gira em torno de pesquisas, investigação, psicologia de cores, desgin, fontes e o principal de todos a estratégia. Agora que você já pegou a visão, deixa eu te contar um segredo: sabe aquela empresa que tem um M amarelo em cima de um fundo vermelho? E aquela outra que é representada por cores preto e branco com uma maçã mordida? Ah, que tal aquela com letras coloridas e rima com Poodle? Elas tem em comum uma equipe específica para cuidar do branding. Cê percebeu que nem precisei falar os nomes das empresas e você já sacou quem elas são? Isso é branding! O nome, as cores, a fonte, o formato, a filosofia, a forma de divulgação, a missão de trabalho… esse carinha é responsável por dar o norte para tudo isso. Ele é meio que a pedra fundamental na construção e reputação de uma marca. É tipo Michael Jackson, sabe? Você ouve um beat de qualquer música e já sabe que é dele. (eu até faço o moonwalker. risos)

Hee hee

Por que o branding é tão fundamental? 

01 Cria confiança 

Essa foi perto!

O branding está muito além de uma logo. Ele é sobre estratégias de gestão da marca com o objetivo de aproximar empresas e consumidores através da empatia. As pessoas sempre vão comprar seu produto ou serviço se elas se sentirem compreendidas e representadas. Dessa forma, você se torna indispensável. Com o auxílio de um branding pik* das galáxias a sua empresa se consolida e se torna referência para os consumidores que sempre confiarão em você.

02 Gera valor

They see me rollin…

Uma empresa que se importa com as necessidade e preocupações e seus clientes sempre será respeitada em seu ramo de atuação. Se você cria uma relação afetiva com seu público a tendência é que eles sejam fidelizados e como consequência cria-se um network entre os clientes onde, pela credibilidade da sua empresa, eles mesmo irão te divulgar. Free ad, baby! Se você tem credibilidade, você tem tudo!

03 Inspira Colaboradores

Vamo imeee!

As pessoas precisam ter motivos para gostar de seu trabalho. Quando os colabores tem conhecimento sobre a missão da empresa, seus objetivos e filosofia de forma clara, sua logo se torna uma bandeira fazendo com que os colaboradores vistam a camisa e se mantenham motivados a concentrar seus esforços em qualquer direção que você apontar. Tu vai virar o Capitão América, meu anjo!

04 Estabilidade 

Cair faz parte, levantar é arte!

Empresas acabam, frutas apodrecem e a água de baixo da ponte nunca é a mesma. O mercado está em constante movimento e formas de trabalhar e se posicionar sempre são ressignificadas. Se transformar ao longo dos anos, como grandes empresas fazem, garantem que seu negócio esteja apto a passar por qualquer momento sempre na crista da onda.

05 Quem não é visto não é lembrado

Estar no centro das atenções é fundamental.

O visual é sem dúvidas um dos fatores mais importantes do branding (Alô, Coca Cola!). Isso é o que vai definir para os consumidores se sua empresa é só mais uma entre muitas ou se é A Empresa! Fazer com que as pessoas associem sua imagem a uma cor, por exemplo, é impossível sem o auxílio de uma boa divulgação. Flyers, BusDoors, Spots, Banners, Outdoors,  Anúncios em jornais… todos os seus meios de comunicação precisam estar ligados a uma estratégia única que esteja clara e consistente fazendo assim a sua presença ser notada em qualquer formato de forma coesa.

Curtiu a idéia? Então bora colocar em prática o que você aprendeu! Nosso time de especialistas está ansioso pelo seu contato.

Por Ikaro Breny

Deixa aqui embaixo mais detalhes que a gente te avisa de próximos posts 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *