O que é Design?

A Publicidade de rua morreu?
agosto 16, 2019
Inspirações para os “marketeiros” de plantão
setembro 2, 2019
Exibir tudo

O que é Design?

Mas o que é isso?

Dificilmente um profissional da área vai te dar uma resposta exata sobre o que é Design. Depende muito de quem está à frente de determinado projeto em determinado momento. Mas para sintetizar melhor, imagine que design tem há ver com as seguintes palavras: pessoas, projeto, utilidade e soluções inteligentes.

Design em tradução literal quer dizer desenhar. Mas não é exatamente isso. Para simplificar, design é tudo! Está nos carros, na série que você ama, nas embalagens, nos aviões, na publicidade, nas construções… tipo, é tudo mesmo!

A principal função do design é juntar a estética visual com a funcionalidade. Afinal, uma caixinha de leite precisa passar a identidade da empresa com uma boa estética e armazenar o alimento com segurança ao mesmo tempo. 

As Vertentes do Design

1 Design gráfico

O mais popular segmento do design é justamente o gráfico. O objetivo é criar comunicação visual para materiais impressos como jornais, livros, revistas ou peças publicitárias Out Of Home; outdoors, backbus, flyer, banners e etc.

2 Design digital

Focado em mídia eletrônica o objetivo aqui é desenvolver o visual de sites, aplicativos, peças publicitárias para web. O profissional de design digital trabalha também junto com desenvolvedores de tecnologia aprimorando interfaces e dando o toque de estética necessário para elevar ainda mais a qualidade de cada projeto. 

3 Design de embalagens e produtos

O profissional desenvolve projetos inovadores para a produção de itens em escala artesanal ou industrial, destinados aos mais variados nichos de mercado a partir de fatores como:

a experiência do usuário; a matéria-prima e a tecnologia disponíveis; o impacto ambiental causado; o perfil da própria empresa.

4 Branding

Também conhecida como Identidade Visual, essa área engloba toda a gestão de uma marca. É necessário um trabalho de pesquisa intenso para transmitir o espírito da empresa. Muito além do logo, o branding é responsável por dar a definição de cores e fontes que serão utilizadas para compor toda a identidade de uma empresa. Cartões de visita e itens de papelaria (envelopes, pastas e papel timbrado), além das peças publicitárias que também dependem do branding para serem desenvolvidos com excelência. (Leia mais sobre isso neste artigo)  

5 Desenho industrial

Unindo a arte e as engenharias, o desenho industrial é focado no design de itens como automóveis, máquinas, equipamentos industriais e, também todas peças que compõem tais produtos.

Qual a importância?

Para um empresa se consolidar no mercado por décadas ela precisa ser única, ter um posicionamento claro para seus consumidores e estar sempre no inconsciente das pessoas através de um slogan ou uma logo marcante e até mesmo por um comercial de TV icônico. Tudo isso está envolvido pelo design. A Identidade Visual, as cores, o slogan, o site. Lembre-se: ‘’Quem não é visto não é lembrado.’’

A Latitude19 pode te dar todo o suporte quando o assunto é design. Entre em contato agora mesmo! Nossos especialistas estão ansiosos para falar com você.

Por Ikaro Breny

Deixa aqui embaixo mais detalhes que a gente te avisa de próximos posts 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *