A Publicidade de rua morreu?

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A Publicidade de rua morreu?

Qual o Cenário Atual?

Com o passar dos anos a forma em que nós consumimos conteúdo, acessamos contas bancárias e até mesmo nossos relacionamentos com outras pessoas mudaram graças a era digital. Essa revolução chegou com dois pés na porta e transformou a tecnologia e, com ela, a sociedade. 

No meio da publicidade e propaganda não foi diferente. Aqueles cartazes feitos a mão que demoravam horas desde sua idealização, pintura e secagem, deram lugar a painéis de LED de 2 metros com vídeos que prendem a atenção de quem os vê. Com isso, toda a forma de se pensar o marketing precisou ser mudada. Ao longos dos anos surgiram novos fatores que fizeram com que todas as vertentes do ramo precisassem ser desconstruídas e reformuladas para que sobrevivessem e continuassem dialogando com o consumidor de forma natural. Sendo assim, muitos caminhos usados para fazer propaganda entraram na listinha da morte. (com ressalvas rs)

Segundo o pai da publicidade, Philip Kotler, essa ‘’nova era’’ nos trouxe para uma nova realidade com dois pontos indeclináveis; O primeiro, é o nascimento de uma sociedade colaborativa. O segundo, o paradoxo da globalização. Os dois pontos são considerados por Kotler como os pilares fundamentais para a prática desse novo modelo de gestão, o Marketing 3.0, onde o foco deixa de ser o cliente e dá lugar ao ser humano como um todo.

Isso significa que a publicidade tradicional como sempre conhecemos está com os dias contatos? Sim e não. Sim por que o mundo está em movimento e quem não acompanha fica pra trás. Algumas coisas já não são mais aceitas pelas pessoas. Um bom exemplo disso são os comerciais de cerveja que passaram por mudanças radicais. E Não por que esse tipo de publicidade, Out Of Home, é resiliente. Está em constante mutação para acompanhar as mudanças e tendências de mercado. 

O que é OOH?

Em tradução literal, Out Of Home significa Fora de Casa. Consiste em qualquer tipo de comunicação transmitida por uma propaganda capaz de atingir um consumidor enquanto ele está fora de sua casa. 

Seja um brinde na porta de uma loja, peças publicitárias em outdoors expondo logo e slogan, um metrô completamente coberto por alguma plotagem ou até mesmo uma peça fixada atrás de um ônibus. 

Segundo o site IdealMarketing, existem 3 tipos de OOH;

– OOH de alto impacto: contam geralmente com monitores LED disponíveis em diferentes locais ao ar livre, com o objetivo de atingir pessoas em vias públicas e grandes ações de marketing como flash mobs, por exemplo.

– OOH em pontos de venda: plataformas de divulgação instaladas em pontos de vendas como supermercados, lojas, restaurantes e shoppings.

-OOH para audiência cativa: comunicação exibida em um local específico, com públicos específicos, onde o consumidor está. Elevador, onibus, metrô, aeroporto, hospital, etc.

Mas será se morreu mesmo?

Não! Essa modalidade ta mais viva que nunca e funcionando a todo vapor. O que diferencia a forma que ela era trabalhada antigamente para hoje são as estratégias e a estrutura.  Ao longo dos anos a tecnologia LED foi se popularizando e ficando cada vez mais comum. Em NY mora a mãe de toda essa revolução: Times Square.

Mas agora, pensa comigo: você com certeza passa mais da metade do seu dia ora de de casa, certo? Trabalho, curisnho ou faculdade certamente são os lugares em que você mais está durante a semana. E quando não está neles, está a caminho deles. Por essa razão a publicidade Out Of Home existe. Anunciar na TV é muito caro e nem todas as empresas tem condições de investir. Mas se você deseja atingir o maior número de pessoas possível com uma propaganda, a rua é o lugar. Investir nessa modalidade é um ótimo negócio para empresas que visam custo-benefíco. 

O que eu ganho com isso?

1 Alcance

Por esse tipo de mídia ficar exposto em locais com grande concentração de pessoas, o contato visual é massivo e todos vão saber que a marca está presente ali. Além disso o impacto da sua comunicação será grande. Atingirá pessoas que já conhecem seu produto ou serviço e consequentemente se apresentará para aqueles que ainda não te conhecem. Dificilmente você não será notado.  

2 Segmentação por Região

No OOH, você pode fazer sua comunicação fixa como em um OutDoor ou móvel, como em um ônibus. Alinhando esse ponto, ter a melhor estratégia para cada propaganda específica é fundamental. Se você quer alcançar determinado público de determinada condição financeira certamente vai querer veicular sua comunicação no bairro mais nobre da cidade. Se quer alcançar uma grande massa anunciar na traseira de um ônibus é um caminho muito útil. Entendeu? Trata-se na necessidade da sua empresa X custo-benefício.

3 Eleva o Seu Nível

Claro que constantemente estamos sendo bombardeados 24hs por dia por anúncios em todos os lugares. Em alguns casos até gera um forte incômodo devido a poluição visual. Temos como exemplo, novamente, a Times Square em NY. Com uma concorrência tão acirrada, a equipe por trás do Out Of Home de cada empresa precisou ao longo dos anos despertar sua criatividade ao extremo. Elevando o nível visual de cada peça fazendo com que ela se destaque dentre as outras.

E aí? Acha que sua empresa está preparada para encarar essa nova era da publicidade de rua? A L19 tá mais que pronta pra te auxiliar em todo esse processo. Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo.

Por Ikaro Breny

Deixa aqui embaixo mais detalhes que a gente te avisa de próximos posts 😉


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