Descubra como Jingles e Spots podem fazer a diferença para sua empresa

A morte de um ícone!
julho 20, 2019
Marketing de Conteúdo: Como aumentar as vendas com a produção de conteúdo?
agosto 7, 2019
Exibir tudo

Descubra como Jingles e Spots podem fazer a diferença para sua empresa

Se você confunde Jingle e Spot esse momento é todo seu! Bora, esclarecer de uma vez por todas o que cada um representa no universo publicitário?

Em certo momento da sua vida com certeza o jingle de alguma marca ficou “grudado” na sua cabeça. Como eu sei disso? Um estudo realizado pelo psicólogo James J Kellaris, da Universidade de Cincinnati, sugere que cerca de 98% das pessoas já experimentaram uma música “chiclete”. Os Jingles ou peças publicitárias musicadas são desenvolvidos com o principal objetivo de ficarem na cabeça das pessoas facilitando assim a memorização de um produto/serviço. Não lembra o nome? É só cantar a música que pronto, num piscar de olhos você já sabe a marca e qual seu segmento.

Que tal a gente relembrar alguns dos jingles mais conhecidos e cantados ao redor do Brasil?

Em 2011 a Nissan lançou um comercial com os fofinhos (nem tanto assim) “Pôneis Malditos” e até hoje escuto algumas pessoas cantarolando a música por aí.

Nissan – Pôneis Malditos

Quem em pleno 2019 não acompanha o Dollynho? O mascote da marca de refrigerante Dolly caiu no gosto do povo e suas músicas circulam por toda a internet.

Dolly Guaraná – Comercial

A galerinha mais experiente com certeza se lembra da Varig, uma das maiores companhias aéreas que o Brasil já teve. A empresa possuía um jingle de Natal que reaparecia ano após ano e não deixa dúvidas de que marcou muitas gerações.

Varig – Jingle de Natal

E quem não lembra da música do MC Donald’s na hora que bate aquela fome? Inclusive já rolou uma baita campanha da empresa com esse jingle, mas isso é pauta pra outro post.

Jingle – Big Mac

É possível notar que o em alguns casos, como o do McDonald’s, o jingle pode ultrapassar décadas e se tornar um verdadeiro porta voz da empresa.

Os spots diferentemente dos Jingles, não são produções cantadas. Geralmente envolvem locução que podem ser simples ou mistas (com mais de uma voz), podendo ou não conter efeitos sonoros e músicas de fundo. É mais comum que os spots sejam utilizados na publicidade quando há grande quantidade de informação que precisa ser transmitida por meio de uma mensagem só. A duração dessas peças variam entre 15, 30, 45 ou 60 segundos.

Trouxe alguns exemplos pra facilitar a compreensão de como são essas peças:

Criatividade é tudo e esse Spot da Cervejaria Devassa nos mostra isso com clareza. 

Spot – Cervejaria Devassa

Quando o assunto é sério a mensagem costuma ser longa. Dá uma olhadinha nesse spot do Tribunal do Trabalho do Paraná e de como a construção dele foi excelente para a situação

Spot – Trabalho Seguro PR

Viu, que não é complicado e que dá pra entender direitinho a diferença entre Jingle e Spot e qual a maneira correta de empregar cada um dentro da publicidade?

Se você se interessou por esse assunto e pensa em inovar na comunicação da sua empresa, vai aí uma notícia show de bola: Aqui na Latitude 19 produzimos Jingles e Spot. Então se eu fosse você eu corria pra fazer um contato com a nossa equipe e não deixava passar essa baita oportunidade.

Clarice Gaspar

Deixa aqui embaixo mais detalhes que a gente te avisa de próximos posts 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *