Raízes do Marketing

Conhecendo: Marketing De Conteúdo
abril 17, 2019
A morte de um ícone!
julho 20, 2019
Exibir tudo

Raízes do Marketing

 

É comum pensarmos no Marketing como uma ferramenta extremamente atual, mas diferentemente do que parece o Marketing surgiu a mais de 550 anos. Sim, isso mesmo!
A história do Marketing começa por volta de 1450 com a invenção da prensa tipográfica de Gutenberg, que veio para revolucionar a forma como a humanidade se comunicava, já que a partir dela era possível produzir textos em grandes tiragens e distribuir em massa, algo que até então não era possível pois tudo era feito à mão.

 

1 – Prensa de Gutenberg – Imagem Ilustrativa

No século XVII surgiram os primeiros anúncios impressos, que eram a forma mais elaborada de Marketing da época. Publicados em jornais e revistas, os anúncios se tornaram canais para empresas desse período, criando assim as primeiras relações entre empresas e anunciantes.

2 – Jornal Relation 1609 (Um dos primeiros jornais do mundo)

Mesmo com a facilidade proporcionada pela prensa de Gutenberg alguns problemas ainda existiam, como por exemplo a questão da distribuição de jornais e panfletos um por um. Com isso alguém percebeu que seria muito mais prático afixar um cartaz em locais movimentados, assim todas as pessoas que passassem por esses lugares teriam contato com a mensagem.

No começo do século XX surgiram invenções tão revolucionárias para nossa humanidade quanto a prensa de Gutenberg. O rádio, a TV e o telefone são exemplos dos novos meios de comunicação nesse período. A partir desses surgimentos vieram profissões que são significativas para nossa sociedade, como o telemarketing, que começou a ser difundido no final da década de 70 e hoje são setores indispensáveis de grandes indústrias.

3 Call Center – Fim da década de 70

Conhecendo mais sobre a história do Marketing podemos perceber que mesmo depois de quase seis séculos ele se faz essencial para todo empreendimento. Desde seu princípio até os dias atuais ele vem se adaptando através dos anos de maneira eficaz. Grandes empresas investem por ano altas quantias em Marketing e a cada ano esse valor sobe com o objetivo de alcançar mais pessoas e de inovar em suas campanhas.

No Brasil o crescimento em publicidade digital totalizou, por exemplo, cerca de R$ 14, 8 bilhões no ano de 2017. Já no último ano (2018), de acordo com o “Paid Social Trends” durante o segundo semestre os investimentos em anúncios em mídias sociais cresceu 40% em base anual. Essa taxa abrange diversos países e considera investimentos realizados no Instagram, Facebook, Pinterest, Twitter, Snapchat e Linkedln.

Os dados só provam o que já não é novidade para quem está sempre antenado no mundo da comunicação: que ano após ano o Marketing vem se difundido e ganhando cada vez mais espaço nas empresas e na vida dos consumidores.

Você sabe o que o Marketing pode fazer por você e pelo seu negócio? Não? A gente sabe! E te falar um pouco mais sobre novos caminhos e possibilidades seria incrível. E aí, vamos conversar? Entre em contato com a gente e descubra outros horizontes para a sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *