Para que serve o funil de vendas?

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Para que serve o funil de vendas?

O funil de vendas é um modelo estratégico que retrata o percurso que o consumidor vai realizar até chegar a compra final de um produto/serviço. Ele começa largo e vai diminuindo, fazendo com que você chegue aos consumidores reais. O modelo AIDA (que é empregado no funil), foi citado pela primeira vez por Elias Elmo Lewis, em 1898 em forma de frase, quase que um comando a ser seguido:

“ Atrair a atenção, manter o interesse, criar o desejo. ”

A Ação (quarto elemento), teria sido dito pouco tempo depois, pelo próprio Lewis, e assim chegado ao acrônimo que conhecemos por AIDA. Essa foi a primeira vez que a jornada de um cliente foi dividida do momento em que é atraído por uma oferta até o momento em que decide realizar a compra, dando origem ao Funil De Vendas.

No topo do funil ocorre a tomada de consciência, na qual o seu futuro cliente ainda não sabe ou acabou de perceber uma necessidade. É o momento de despertar o interesse dele por assuntos ligados a esse problema que foi identificado.

Com o cliente já interessado, nós chegamos ao meio do funil, que é o momento no qual esse indivíduo está buscando por uma solução. O ideal nesse momento é dar espaço para que ele faça pesquisas, mas não deixando de auxiliar para agilizar esse processo e sempre o lembrando dos motivos pelos quais seu produto/serviço é a melhor solução.

Ao chegar no fundo do funil este cliente está preparado para realizar o fechamento da compra. Persuasão e convencimento são dois conceitos que são indispensáveis de serem trabalhados nesse momento. Mostre ao cliente todos os benefícios de optar pelo que você tem a oferecer. Esse é o momento de ser mais direto para conseguir sua aprovação.

É perceptível que o funil gera uma alta devolutiva, mas para isso é necessário também que você observe seu produto e escute seus clientes para ao fim gerar ações que de fato sejam melhorias efetivas. É indispensável compreender detalhadamente seu funcionamento e analisar seu público, pois as informações alcançadas serão de extrema importância para não errar na hora de aplicar no seu negócio.

Clarice Gaspar
Clarice Gaspar
Mineira, Publicitária, um tanto musicista, apaixonada por conteúdos diversos (literalmente), escritora amadora por amor e porque uma dose de aventura não faz mal a ninguém.

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